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Aliança entre SoftKey e In-Optima Consultoria consolida visão de otimização de resultados para empresas de todos os portes e ramos de atividade.  

As transações comerciais entre empresas no ambiente virtual, ou B2B (Business to Business, em inglês) online, movimentaram cerca de R$ 1,5 trilhões no Brasil em 2014 (dados da e-Consulting). A cifra por si só já ratifica a eficiência dessa prática, porém especialistas acreditam que ela poderia ser ainda maior, se mais empresários soubessem utilizar as ferramentas que otimizem seus resultados.

Pensando em preencher esta lacuna, a SoftKey, empresa especializada em soluções B2B para o mercado corporativo, celebrou aliança estratégica com a empresa In-Optima Consultoria (www.in-optima.com.br) para disponibilizar aos seus usuários soluções onde a otimização de resultados tenha mais um aliado na tomada de decisão. Os empreendedores Afonso Sampaio, Evellyn Cavalcante, Marco Túlio R. Rodrigues e Phillippe Samer dirigem a jovem empresa que atende empresas de porte como a VALE.

Em um ambiente virtual 100% colaborativo, a Arena Empreendedora (www.arenaempreendedora.com.br), um Portal B2B de Serviços Eletrônicos Inclusivos, que visa reunir, interligar e capacitar empreendedores de qualquer porte ou ramo de atividade em ambientes virtuais/eletrônicos de negociação e promover sua inclusão no B2B. O cadastro no portal é gratuito para todas as MPEs.

Já a otimização e pesquisa operacional é uma área vibrante na interseção entre a matemática e a ciência da computação. Nela, estuda-se problemas em que se busca minimizar ou maximizar uma função através da escolha sistemática dos valores de variáveis reais ou inteiras dentro de um conjunto viável. O domínio de aplicações da pesquisa operacional é tão vasto que inclui áreas como logística, telecomunicações, energia, saúde e diversas indústrias. Quando aplicamos a técnica a um processo, por exemplo, na cadeia de suprimentos, buscamos qualificar as economias em logística e compras.

Segundo Roberto Campos, diretor da SoftKey, além de melhorar a destreza dos profissionais (compradores e fornecedores) com as interações virtuais, a AE provê acesso aos canais eletrônicos de vendas e também informação qualificada para tomada de decisão nas compras. "Tudo acontece em um ambiente virtual de acesso restrito, em que as empresas são agrupadas por objetivos comuns, sempre fomentando o empreendedorismo, e onde podem negociar diretamente, sem intermediários", explica o especialista.

Ele destaca que o AE supre as necessidades de empresas de todos os portes. "As consolidadas no mercado poderão ampliar as possibilidades de realização de bons negócios. As de menor porte e até as microempresas poderão usufruir de uma nova dinâmica para as suas compras, com a possibilidade de negociação de igual para igual", explica o executivo.

As transações ocorrem por meio de um ambiente eletrônico colaborativo, onde os fornecedores apresentam seus produtos e serviços para as empresas compradoras. A negociação é o ponto alto da plataforma, que possui uma sala virtual onde as condições para a conclusão do pedido serão estabelecidas.

Para qualificar os fornecedores a utilizarem o B2B, a SoftKey transfere conhecimento por meio eletrônico (conteúdo multimídia com acesso restrito). A equipe da SoftKey irá orientar sobre como usar a ferramenta, esclarecendo todas as dúvidas técnicas e comerciais. "Trata-se de um canal eletrônico de relacionamento comercial que oferece inúmeras vantagens, que vão da agilidade e segurança à economia. Basta apenas que os empresários tenham a habilidade para operá-lo corretamente, o que certamente irá ajudá-los a expandir suas vendas", afirma o executivo.

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